quarta-feira, 27 de julho de 2011
Mas eu quero aquilo Senhor! Dá uma forçinha vai!!!
Ok ok, me perdoem pelo tempo sem escrever no blog, mas é que minha vida está uma loucura! Menos de um ano para o casamento deixa qualquer ser doidinho rs mas vamos lá outra vez
Particularmente não gosto de fazer ano bíblico pois acho algo muito corrido, você acaba não meditando e entendendo o que realmente a Palavra nos quer passar. Essa semana acabei a história do cativeiro de Israel no Egito e tirei uma lição importante: Que birra é coisa feia e Jesus não gosta!
O Faraó era um ser considerado supremo, um verdadeiro deus e sua vontade deveria ser feita em qualquer lugar e a qualquer preço. Nascido normalmente do alto escalão, treinado nas artes da guerra, doutrinado desde a mais tenra idade e extremamente culto. Infelizmente sua vida era conturbada por muitos movimentos entre seus súditos, inclusive por assassinos a mando de herdeiros e tudo mais, uma loucura. Alguns Faraós eram pessoas muito boas, como no caso de José que lhe teve como amigo até sua morte. A partir dai a coisa descambou.... Como já estava profetizado, o povo de Israel virou escravo no Egito, porque se multiplicou demais e o atual Faraó (nada bonzinho ) resolveu dar um jeito na situação.
Após 450 e poucos anos, Deus se lembra do seu povo no Egito e resolve agir. Levantou a Moisés (quem reclamou muito, mas foi fazer a vontade de Deus) para que pudesse livrar seu povo do cativeiro. Deus diz a Moisés que vá até o Faraó e diga que Seu povo deve sair para adorá-Lo no deserto à uma distância de 3 dias. Coisa simples não? Nós só vamos ali na outra cidade e rapidinho voltamos, dois milhões de pessoas e todos os seus pertences, bem como os animais. Ta na cara de o Faraó não iria gostar nada da idéia.
Em Êxodo, do capítulo 7 até 12, nos conta a providência de Deus para que seu povo fosse liberto. Foi necessário 10 pragas para que o objetivo fosse alcançado.
Pra você que não conhece, ai vai a lista:
1a Praga - Sangue
2a Praga - Rãs
3a Praga - Piolhos
4a Praga - Moscas
5a Praga - Peste nos Animais
6a Praga - Úlceras
7a Praga - Saraiva de Pedras
8a Praga - Gafanhotos
9a Praga - Trevas
10a Praga - Morte do Primogênito
Lendo com calma cada uma delas podemos tirar lições valiosas:
1) Seja feita sempre a minha vontade
Êxodo 9:7 "...porem o coração de Faraó se endureceu e não deixou o povo ir".
O Egito iria perder todos os seus trabalhadores braçais, ficando defasado para suas construções dignas de capa de revista, então é claro que ele não iria deixar o povo sair.
Como o ser human o é egoísta, são poucos os lugares onde opiniões são respeitadas e nos colocamos no lugar do outro. Jesus fez exatamente isso.
2) "e Deus endureceu o coração de Faraó"
Quando se lê essa sentença na bíblia não quer dizer que Deus fez isso porque tem prazer em maltratar-nos. Esse estilo de escrita se chama idiomatismo hebraico. O povo Hebreu dava 100% do crédito de tudo o que acontecia para Deus, seja boa ou ruim. Se foi boa é que Deus abençoou. Se foi ruim, Deus PERMITIU que acontecesse e não que Ele o provocou. Podemos ver isso na história de Jó, quando Deus permitiu que satanás o tentasse.
3) Não se arruma explicações para as ações de Deus
Nas 3 primeiras pragas, os magos do Faraó reproduziram exatamente o mesmo feito de Deus. Claro que não foi na mesma proporção, mas conseguiram criar algo semelhante.
Nós somos peritos nessa ar te quando o assunto é promessa. Na empolgação do momento prometemos algo pra Deus se Ele fizer X. Quando X acontece foi coincidência e pedimos outro sinal e assim por diante. Deus é um pai de amor e não nossa secretária....
4) Não se barganha com Deus
Leia Êxodo 8:25, 8:28, 10:11 e 10:24. Deus pedia para que seu povo inteiro pudesse ir, mas o Faraó queria mostrar sua autoridade e ficou criando propostas alternativas para os planos de Deus. Senhor ok, você quer que eu namore com aquela garota, mas aquela é muito melhor Senhor! Aquele carro, aquele emprego, aquela vida. Nós nunca olhamos pela ótica de Deus. Muitas vezes as coisas que queremos podem tirar nossa salvação, mas mesmo assim insistimos em agarrá-las a qualquer custo.
5) Me abençoe!
Leia Êxodo 12:30-32. Depois que o Faraó viu que todas aquelas coisas tinham que ser de Deus, claro que também pelas conseqüênci as de seus próprios atos de não ouvir a Voz do Senhor, deixou o povo ir mas pediu que Moisés e Arão o abençoa-se.
Quão tranqüila seria nossa vida se depositasse-mos todos os nossos desejos, anseios e vontades nas mãos de quem fez tudo o que conhecemos. Deus não escreve certo por linhas tortas, Ele escreve certos por linhas certas e nós seres mortais que queremos palpitar e entortamos as linhas divinas por nosso livre arbítrio.
Quão bom será no céu, quando O conhecermos pessoalmente e entendermos tudo o que passamos foi somente pela graça do Céu!
Que seu dia seja abençoado!
Marcadores:
Devocionais,
Diversos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Five
-
Pode ter sido aquele onde o casal fica junto seja no último livro lido ou no filme assistido... ou aquela música que termina com um “pra sem...
-
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? lucas 18:7 Muitas vezes per...
-
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Lucas 12:7 Essas palavras de Jesus me deixam maravilhado. Deus Se importa ...
-
Galera, esse sábado estará conosco no culto divino o pastor Ronaldo Arco, que é departamental de jovens e desbravadores da UCB. Venha pra no...
-
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dize...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pessoas, sintam-se à vontade pra comentar. Podem dizer o que quiserem. Só tem uma regra: não baixar o nível. Pra você que insistir, temos uma pastinha muito especial pro seu comentário: lixeira. E por favor, nao façam comentários anônimos, se identifiquem!
POSTEM COMENTÁRIOS RELACIONADOS AOS TÓPICOS. SE TIVEREM ALGUMA DÚVIDA RELACIONADA A OUTRO ASSUNTO, OU MESMO EM RELAÇÃO AO POST ENTREM EM CONTATO PELO EMAIL ja.iasdscs@gmail.com
Agora, comentem!