segunda-feira, 20 de junho de 2011

Olhos fixos em Jesus - Hipermetropia Espiritual


Dentre as muitas patologias visuais, uma das que mais se destacam é a hipermetropia. É quando um olho tem um alcance menor que o normal. Isto se deve a que a imagem se forma por trás da retina.

A pessoa que possui hipermetropia (meu caso) tem dificuldade de ver objetos próximos com nitidez. É recomendável o uso de lentes convergentes, para que a imagem se forme na retina.

Deixando um pouco a oftalmologia de lado......

Podemos ter também problemas de “visão espiritual”, como a hipermetropia espiritual. Ou seja, pessoas que enxergam muito mal de perto, mas bem de longe. Como está escrito em Mateus 7: “Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, mas não repares na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão”.

Conta-se a história de um casal, recém casado, que se mudou para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passaram na casa, enquanto tomavam desjejum, a esposa se deu conta de que os vizinhos colocavam lençóis brancos em seus varais e comentou com seu esposo:

- Que lençóis sujos estão pendurando nos varais! Estão precisando de um detergente novo. Se eu tivesse intimidade com elas, perguntaria se querem que eu as ensine a lavar as roupas!
O esposo observou calado. Três dias depois, também durante o desjejum, a vizinha colocou os lençóis e novamente a mulher reclamou com seu marido.
E assim, a cada três dias a mulher repetia seu discurso, cada vez que a vizinha colocava a roupa no varal. Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito alvos estendidos e, impressionada foi dizer ao esposo:
- Olhe, ela aprendeu a lavar as roupas. Será que a outra vizinha lhe deu detergente? Porque eu não fiz nada.
E seu marido, tranqüilo, respondeu:
- Hoje eu me levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela.

Irmãos, não devemos ser cegos ao erro. O que Cristo quer de nós, entretanto, é que sejamos compreensivos com os que enganam. Todas as vezes que nossos olhos se desviam de contemplar a graça de Jesus, começamos a ser hipermétropes espirituais.
Sofremos, pois conseguimos ver falhas, mas não as nossas, apenas as dos outros. Diante deste tipo de atitude, Jesus chama de hipócrita aquele que não consegue ver e corrigir seus próprios erros e falhas, porém corrigir as faltas dos outros.

Jesus nos convida a tirar as traves dos nossos olhos primeiramente, reconhecendo que somos pecadores. Necessitamos ser mais críticos conosco e mais bondosos com os outros.

Talvez, você seja um hipermetrope espiritual. O grande desejo de Cristo é que ponhamos nossos olhos nEle, e então a partir disso seremos transformados pela sua graça, e poderemos amar o próximo com sabedoria.

Que todos nós renovemos a cada dia o desejo de fixar os olhos em Jesus, ser curados e ver de longe e de perto o perdão de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoas, sintam-se à vontade pra comentar. Podem dizer o que quiserem. Só tem uma regra: não baixar o nível. Pra você que insistir, temos uma pastinha muito especial pro seu comentário: lixeira. E por favor, nao façam comentários anônimos, se identifiquem!

POSTEM COMENTÁRIOS RELACIONADOS AOS TÓPICOS. SE TIVEREM ALGUMA DÚVIDA RELACIONADA A OUTRO ASSUNTO, OU MESMO EM RELAÇÃO AO POST ENTREM EM CONTATO PELO EMAIL ja.iasdscs@gmail.com
Agora, comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Top Five