Está aí ao lado o quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte, que tenta retratar o acontecimento do dia 7 de setembro de 1822. Nesse dia foi declarada a independência do Brasil em relação a Portugal.
Na cena, Dom Pedro de Alcântara grita às margens do riacho do Ipiranga a famosa frase "independência ou morte!". O quadro foi em 1888, o que me leva a pensar
que não foi retratado exatamente o que aconteceu, afinal, passaram-se 66 anos. E pelas aulas de história todos nós sabemos, ou deveríamos saber que o processo de indepência brasileiro já era combinado entre os governos. Dom Pedro precisava de um pouquinho de heroísmo para ganhar créditos com a população, que já não andava tão feliz.
Mas isso é assunto pra aula de história e não é isso que eu pretender fazer aqui.
Quero dar foco para uma coisa muito importante nesse dia:
- A frase "independência ou morte".
Quantas vezes pensamos em independência?? Muitas vezes, eu garanto.
Quem não sonha com independência financeira? Ou mesmo a independência que em alguns casos pode vir seguida da maioridade?? Ou até, para os mais novos, e alguns mais vividos, a independência das rodinhas da bicicleta? O sonho brasileiro da casa própria não deixa de ser um tipo de independência, se pensado.
E se pararmos alguns minutos, encontraremos muitos outros tipos de independência.
Todo ser humano necessita ser independente, afinal isso faz um bem enorme pra auto-estima. Mas você já parou pra pensar que nem sempre andar sozinho é vantagem??
Não faz mal nenhum querer ganhar asas e crescer sem depender de ninguém, conquistar as coisas, atingir metas e objetivos, mas o problema está em querer buscar tudo isso independentemente. Independentemente de Jesus.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." João 15:5
Na passagem acima é feita uma comparação muito bonita em relação à nossa independência de Cristo. Daí podemos concluir que é impossível viver independentemente de Jesus.
Somos apenas ramos que, quando separados, perdemos a fonte de vida.
"Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo[...]" João 15:4
Corra atrás dos seus planos, mas lembre-se que sozinho você não pode chegar em lugar nenhum. Lembre-se a quem você está ligado e quem está sempre suprindo suas necessidades.
Pense se a frase certa é "independência ou morte" ou "independência e morte".
Agradeça sempre por Deus te fazer depender Dele.
Um ótimo feriado pra vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pessoas, sintam-se à vontade pra comentar. Podem dizer o que quiserem. Só tem uma regra: não baixar o nível. Pra você que insistir, temos uma pastinha muito especial pro seu comentário: lixeira. E por favor, nao façam comentários anônimos, se identifiquem!
POSTEM COMENTÁRIOS RELACIONADOS AOS TÓPICOS. SE TIVEREM ALGUMA DÚVIDA RELACIONADA A OUTRO ASSUNTO, OU MESMO EM RELAÇÃO AO POST ENTREM EM CONTATO PELO EMAIL ja.iasdscs@gmail.com
Agora, comentem!